NBR 7070  e  NBR 7274

A análise dos gases dissolvidos por cromatografia gasosa é o ensaio de monitoramento mais importante aplicado a equipamentos elétricos imersos em óleo isolante. Este ensaio é extremamente sensível e permite a obtenção de informações cruciais sobre as condições operativas do transformador,  podendo indicar, por exemplo, a presença de descargas elétricas internas, sobreaquecimento, pontos quentes e outros defeitos incipientes. 
 
Para isso, são analisados a presença de nove gases, sendo Hidrogênio (H2), Oxigênio (O2), Nitrogênio (N2), Monóxido de Carbono (CO), Dióxido de Carbono (CO2), Metano (CH4), Etileno (C2H4), Etano (C2H6) e Acetileno (C2H2). A concentração destes no óleo, a relação entre a concentração destes e a taxa de crescimento em um determinado período, fornecem um diagnóstico preciso do estado operativo do equipamento, permitindo que em casos de defeitos incipientes, sejam adotados procedimentos corretivos adequados. 
 
A indicação do defeito antes da falha da unidade ocorrer, permite que seja realizado um reparo eficiente com um tempo mínimo de desligamento programado ou mesmo em situações drásticas a perda do equipamento.
 
 
 
 
­